quarta-feira, 17 de novembro de 2010

VISITA À EXPOSIÇÃO «LUTAS E CONQUISTAS DA 1ª REPÚBLICA»

No dia 27 de Outubro fomos visitar a exposição sobre a 1ª Republicana, na Casa Gascão. Fomos acompanhados pelos professores de História e Geografia de Portugal, Cristina Brito e Luís Sousa, e connosco iam alunos das turmas C, D e E do 6º ano, que fazem parte do Clube Território e Património da Escola Básica Serra da Gardunha.

Quando lá chegamos, para nosso espanto, fomos recebidos pela Sra. República, que apesar de já ter cem anos, ainda estava muito jovem para a sua avançada idade! Foi ela, aliás, que durante toda a exposição nos foi contando como sucederam os acontecimentos que levaram à queda da monarquia, e à implantação da República. A exposição tinha muitas imagens antigas, e algumas mostravam mesmo como era o Fundão naquela altura. Também pudemos ver uma colecção de moedas e selos antigos, e imagens dos primeiros presidentes. Todos os materiais da exposição pertencem ao Sr. João Barroca, que também estava presente, e que nos ensinou que uma colecção de selos se chama filatelia, e que uma colecção de moedas se chama numismática.

A Sra. República disse que nós éramos um pouco barulhentos e irrequietos, mas nós estivemos sempre interessados! No final, todos tivemos direito a um selo antigo, que nos foi dado pelo Sr. João Barroca, como recordação da nossa visita.

Gostámos muito de visitar a exposição e esperamos por mais actividades destas para vermos coisas novas!

Ana Amélia
Mariana Santo
Raquel Ferreira
João Cruz
6º D

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O FUNDÃO NO TEMPO DA IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

INSCREVE-TE NO CLUBE

O Clube Território e Património vai de novo desenvolver actividades ao longo do ano lectivo de 2010/2011.
Se és aluno do 2º Ciclo e te interessas pela divulgação, defesa e salvaguarda do património natural e construído inscreve-te junto do teu professor de História e Geografia de Portugal.

terça-feira, 25 de maio de 2010

CHAFARIZES DO FUNDÃO

Chafariz das Oito Bicas
Chafariz do Espírito Santo
(Antigo Chafariz das Duas Bicas, localizado até 1931 no Alto do Chafariz, actual Secretaria da Santa Casa da Misericórdia do Fundão)

Chafariz dos Golfinhos - Largo do Eiró

(Anteriormente localizado onde actualmente se encontra a Secretaria da Santa Casa da Misericórdia do Fundão)

Chafariz de Santo António

Chafariz da Avenida da Liberdade

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

VISITA ÀS RUÍNAS DO CONVENTO DO SEIXO

O Clube Território e Património da Escola Básica Serra da Gardunha realizou no dia 27 de Janeiro uma visita às ruínas do Convento de Nossa Senhora do Seixo, no Fundão. A nossa visita contou com a preciosa colaboração do Sr. Bernard, actual proprietário das ruínas do convento.
Este convento começou a ser construído em 1526 e os monges começaram a ocupar o edifício no ano de 1577, embora as obras só tenham sido concluídas no ano de 1586. No convento permaneceram os monges até à extinção das ordens religiosas em 1834. A partir desta data o convento começou a entrar em degradação até se encontrar no lamentável estado em que se encontra.












quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

VISITA AO MUSEU ARQUEOLÓGICO DO FUNDÃO

No dia 2 de Dezembro nós, os alunos do Clube do Património, com o nosso Professor Luís Sousa, partimos da nossa escola (Básica Serra da Gardunha) e fomos a pé até ao Museu Municipal Arqueológico do Fundão. Quando chegamos, fomos bem recebidos e encaminharam-nos para o auditório, onde tivemos a oportunidade de ver um filme sobre o edifício do Museu e sobre como foi criado o Museu.
De seguida, fomos visitar as salas de exposição, onde observámos materiais recolhidos pelos arqueólogos do concelho do Fundão ao longo de vários anos de pesquisa. Tivemos a ajuda de uma arqueóloga que nos explicou tudo. De todas as peças que vimos, destacamos um menir recentemente descoberto nas Donas. Depois de uma hora de observação, concluímos que foi uma visita muito interessante. Ficámos com muita vontade de lá voltar e aconselhamos outros a ir lá.
Ana Luísa Correia, nº1,
5º B

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CLUBE TERRITÓRIO E PATRIMÓNIO

A necessidade da criação deste clube assenta na existência de um deficit relativamente às práticas da população escolar na exploração do estudo do Território / Património e que contém uma vertente importante da Educação para a Cidadania.
O Clube pretende contribuir para uma melhoria das aprendizagens, tendo em vista o sucesso educativo no âmbito das Ciências Sociais e Humanas – História e Geografia de Portugal, História e Geografia.
O estudo do Território / Património constitui uma importante experiência educativa, facilitadora da integração dos alunos na comunidade, quer local, quer nacional ou internacional.

OBJECTIVOS
- Criação de laços afectivos com o Território / Património;
- Aprender a preservar o Território / Património;
- Contribuir para desenvolvimento do espírito crítico - saber pensar o Território / Património;
- Aprofundar os conteúdos programáticos;
- Contribuir para a formação pessoal do aluno enquanto cidadão pró-activo;
- Divulgar o Território / Património da Área do Agrupamento de Escola Serra
da Gardunha;
- Apoiar os alunos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas;
- Criar um arquivo digital do Território / Património da Área do Agrupamento;
- Conhecer o Fundão Republicano. *
*Actividade articulada com o Projecto Centenário da República

ACTIVIDADES A DESENVOLVER
- Pesquisa, recolha e levantamento de elementos do Território / Património;
- Observação directa e indirecta do Território / Património;
- Inventariação, estudo e divulgação da informação recolhida;
- Realização de visitas de estudo;
- Exposições temáticas;
- Construção de uma página Web.

DESTINATÁRIOS
- Alunos do2º Ciclo;
- Comunidade Educativa.

ESCOLA E PATRIMÓNIO

A defesa do património, quer artístico quer etnográfico, é hoje uma questão de grande actualidade e de forte poder mediático. A Escola não pode ficar afastada deste movimento, devendo alertar para a necessidade de preservar o património local. Por isso, o primeiro passo é conhecer. E conhecer implica saber o que há e em que condições esse património se encontra.